Finanças

Melhor investimento a curto prazo 2022

Escolher o melhor investimento de curto prazo é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa. Isso porque são solicitações de reembolso mais rápidas e você precisa saber quanto vai receber.

Então, o primeiro passo é conhecer os principais investimentos de curto prazo e entender como seriam esses investimentos de curto prazo. Em seguida, faça uma comparação de longo prazo e analise seu perfil de investidor. Quer saber mais e escolher o melhor para você? Continue lendo para mais detalhes.

Melhor Investimento de Curto Prazo

Antes de falarmos sobre as melhores oportunidades de investimento de curto prazo, vamos deixar claro que estamos falando sobre investir e não negociar. Esta é uma modalidade de negociação que envolve correr riscos calculados para obter lucros de curto prazo, mas não pode ser considerada um investimento.

Mas veja abaixo quais são os principais investimentos de curto prazo e suas características. Isso lhe dá uma ideia de qual é o melhor investimento de curto prazo para você.

Tesouro Selic

Forma de Investimento Parte dos títulos públicos emitidos. Ele recebe esse nome porque sua receita está atrelada à taxa Selic e, portanto, sua rentabilidade é pós-determinada.

Neste caso, não é possível saber exatamente quanto de lucro você terá sobre o valor investido, mas justamente por ser pós-fixado, o aplicativo é considerado o mais seguro do país. Na verdade, é como pegar um empréstimo do governo e, como em qualquer empréstimo, você recebe esse dinheiro de volta com juros.

Como é altamente líquido, você pode sacar seu dinheiro facilmente e sem perdas , é um dos melhores investimentos de curto prazo, de alguns dias a alguns anos.

 

Quando a taxa de juros Selic aumenta, os juros pagos também aumentam e o investimento em taxa flutuante se torna mais interessante. Portanto, antes de investir no Tesouro Selic, vale a pena estudar as previsões para o curso deste ano.

  1. CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são os investimentos de renda fixa mais populares oferecidos por praticamente todos os bancos. Eles geralmente são a primeira opção para quem procura mais retorno e quer fugir da economia. O indicador mais utilizado é o CDI.

Funciona de forma muito semelhante aos títulos do governo, exceto que você empresta seu dinheiro para instituições financeiras. Em troca, você recebe a renda, neste caso os juros.

  1. LCI e LCA

LCI e LCA são cartas de crédito imobiliárias e agroindustriais emitidas por bancos. Todos os recursos captados pelos investidores são aplicados em atividades nos mercados relevantes.

Assim como os CDBs, esses títulos são facilmente encontrados em bancos e corretoras e apresentam uma variedade interessante de prazos, riscos e retornos. A grande vantagem é que LCI e LCA são isentos de imposto de renda e oferecem um lucro líquido que pode ser mais atrativo para o investidor.

Vale ressaltar que seu vencimento mínimo é de 3 meses e alguns títulos permitem pagamentos diários depois disso, enquanto outros não têm liquidez e você tem que manter o título até o final do prazo.

  1. Fundos de Pensão

São investimentos para captação de cotas. São considerados um tipo diferente de título de renda fixa, mas também são investimentos conservadores e de baixo risco.

O que atrai investidores para esse tipo de fundo é a oportunidade de diversificação instantânea, pois investir em um fundo de renda fixa significa alocação de dinheiro em vários ativos dentro do fundo selecionado.

Além disso, alguns fundos de títulos podem ter até 20% de seus ativos alocados em ativos de risco, proporcionando uma exposição conservadora e lucrativa aos seus acionistas.

Observe antes de investir, a liquidez dos ativos, que pode variar de imediato (D+0) a 30 ou 60 dias. Lembre-se de alinhar esse recurso com o período de tempo necessário para reembolsar seu principal.

Como escolher o melhor investimento de curto prazo?

Depois de conhecer os principais investimentos de curto prazo, você provavelmente está se perguntando o que fazer para escolher o melhor investimento de curto prazo. Definir o que é melhor para você será uma decisão muito pessoal, mas aqui está o que considerar ao analisá-la:

Meta

Qual é a sua meta com este investimento? Economizaria dinheiro em uma viagem? dinheiro para emergências? Pagar por um curso ou faculdade? Você está pagando por uma operação ou check-up?

Você deve ser muito claro sobre por que está investindo, mesmo que seja simplesmente para ganhar mais do que economiza. Assim você pode economizar, mas com uma renda melhor e mais rápida.

 

Além disso, você também precisa considerar sua capacidade de investimento, ou seja, quanto você pode investir sem afetar sua renda. A ideia não é prejudicar o orçamento da casa, mas sim ter mais dinheiro.

 

Finalmente, no âmbito da meta, deve-se levar em conta também a duração do investimento. Se sua meta for de 6 meses, talvez você não esteja interessado nem mesmo nos de curto prazo, por exemplo, se não conseguir recuperar o valor antes de 1 ano.

 

Liquidez

A liquidez pode ser traduzida em quão fácil é é fazer um investimento em dinheiro, ou seja, se você achar mais fácil ou mais difícil pagá-los de volta a qualquer momento. Quanto maior a liquidez, mais rápido você pode reembolsar e recuperar o que investiu.

 

Por isso, você deve analisar sua urgência em termos de recuperar o dinheiro investido. Se você quiser a opção de resgatar a qualquer momento, escolha a maior liquidez. você pode esperar mais Não tenha medo de investir naqueles com menos liquidez, pois estes geralmente lhe darão um retorno mais interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *