Tenha cuidado com golpes financeiros

Se você foi vítima de fraude financeira, não está sozinho. Os golpes são mais comuns do que você imagina – se houver alguma atividade ou transação financeira envolvida, é quase certo que haja algum tipo de fraude associado a ela.

De acordo com a Federal Consumer Sentinel Network Data Book 2019 Trade Commission (FTC). Ela deu 3,2 milhões de casos relatados por consumidores de roubo de identidade, golpes e problemas de serviço de telefone e celular que resultaram em um total de US $ 1,9 bilhões em perdas por fraude. Isso se traduz em quase um acerto por US $ 100 cidadãos! Estar ciente dos casos de fraude de dinheiro comumente usados ​​hoje o ajudará a identificar os sinais de alerta de fraude.

Conheça a seguir, alguns golpes que você deve identificar para evitar ser uma vítima ou caso tenha sido, como sair da situação.

Golpes financeiros que você deve evitar cair

  1. Benefício desemprego

A fraude do seguro-desemprego é um grande problema, especialmente em tempos de incerteza econômica e desemprego. Por exemplo, após a pandemia COVID-19, dezenas de milhões de trabalhadores recorreram ao seguro-desemprego para obter assistência financeira.

O previsível seguro-desemprego federal de US $ 600 por semana – mais benefícios estaduais de desemprego – tornou os pagamentos semanais um alvo maior para fraudes do que nunca. De acordo com o FBI, os golpistas entraram com ações fraudulentas de desemprego com identidades roubadas. Os golpistas compraram informações de identificação pessoal (PII) online que foram roubadas de violações de dados anteriores, hacking de computador, golpes de phishing de e-mail e uma série de outras fontes.

Com suas informações – que geralmente não exigem mais do que seu nome completo, número do seguro social e endereço atual – um golpista pode solicitar seguro-desemprego em seu nome e ter o dinheiro transferido para sua conta bancária.

Como não ser enganado

A primeira reclamação é um aviso do Serviço de Emprego do Estado. Você pode entrar em contato com você ou seu empregador diretamente para obter mais informações sobre como solicitar o seguro-desemprego. Você também pode perceber transações não autorizadas em seus extratos bancários ou de cartão de crédito relacionadas a desemprego ou solicitações não solicitadas de benefícios.

Pode ocorrer atividade suspeita quando uma agência de empregos contata você sobre uma inscrição que não foi enviada.

Como agir se você foi a vítima

Se você ou seu empregador forem contatados pelo escritório de empregos local, nunca os ignore – seja por telefone, correio ou e-mail. Não forneça nenhuma informação à pessoa que o contatou – pode ser o golpista de phishing para obter mais informações.

Em vez disso, faça uma pesquisa independente online pelo número de telefone do escritório de empregos. Entre em contato com o número listado no site oficial para rastrear a chamada. Informe que você foi contatado pelo escritório sobre uma reclamação que você acredita ser fraudulenta.

Escritórios de desempregados costumam ter departamentos para investigar fraudes. Uma vez envolvidos, há pouco mais a fazer do que continuar relatando todas as novas atividades suspeitas relacionadas à falsa alegação.

  • Reembolso do imposto de renda

O sistema de devolução do imposto de renda cresceu nos últimos anos, mas se tornou mais difundido nos anos em que os prazos para devolução de impostos foram estendidos. Os ladrões recebem suas informações de identificação e, em seguida, apresentam uma declaração de imposto de renda com uma grande restituição que vai direto para a conta do golpista.

Os ladrões podem fazer isso porque eles entram no processo no início do ano, como fevereiro. A extensão dos prazos de arquivamento dá aos golpistas de reembolso de impostos mais tempo para concluir o roubo.

Como não cair neste golpe

Infelizmente, você geralmente não descobrirá esse golpe até que apresente sua própria declaração de imposto de renda e o IRS entre em contato com você sobre uma discrepância. Por exemplo, você pode ter relatado suas informações reais em seu formulário fiscal 1040, mas o IRS descobrirá que sua declaração foi preenchida meses antes e um reembolso de $ X foi pago.

A notificação do IRS também não é uma coisa ruim – significa que eles notaram a discrepância e envolvê-los o mais rápido possível é a melhor coisa a fazer.

O que fazer se você foi vítima

Por mais confuso que seja esse problema, ele é, na verdade, um dos golpes mais fáceis de se trabalhar. Isso porque é muito comum que o IRS tenha um departamento inteiro dedicado a resolver esses problemas. Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com o IRS e iniciar o processo – a menos que eles já tenham entrado em contato com você por escrito.

Quando você tiver uma investigação para iniciar a discrepância, entre em contato conosco por escrito, por meio de carta registrada com aviso de recebimento.

Devido à discrepância de arquivamento causada por esse esquema, o IRS pode recusar sua declaração de imposto de renda se você tentar arquivá-la eletronicamente.

Nessa situação, você pode preencher o Formulário 14039 do IRS, Declaração de roubo de identidade, com sua declaração de imposto de renda.

Como não cair neste golpe

Cuidado com os pedidos suspeitos. De acordo com o IRS, nunca:

  • Entre em contato com o contribuinte por e-mail, mensagem de texto ou mídia social para solicitar informações pessoais ou financeiras – afinal, você já tem essas informações.
  • Ligue para o contribuinte com ameaças de ações judiciais ou prisões.
  • Ligar, enviar e-mail ou mensagem de texto para solicitar PINs de proteção de identidade do contribuinte.

Se você vir qualquer um dos sinais de alerta acima, provavelmente está enfrentando um golpe.

O que fazer se foi vítima

A melhor estratégia quando você encontrar esse tipo de chamada: desligue imediatamente. Isso não significa que os golpistas não liguem de volta para você ou tentem entrar em contato com você por um número de telefone diferente. Mas isso encerra aquela conversa particular.

Faça o que fizer, não dê nenhuma informação a uma pessoa viva ou ligue para os números de telefone fornecidos. Os fraudadores desejam obter suas informações pessoais, e cada conversa que ocorre aumenta o risco de você divulgá-la inadvertidamente.

O que fazer se foi vítima

Não clique em links de e-mail suspeitos. Ele não precisa do seu número de segurança social, número de conta bancária ou qualquer outra informação pessoal porque – se fosse de fato legítimo – suas informações já estão armazenadas.

Se você acidentalmente clicar em um link ou fornecer informações, entre em contato conosco imediatamente para sua instituição financeira real para notificá-los do incidente. Eles irão congelar sua conta e provavelmente emitir um novo número de conta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.